Aplicação
O Linux vem se difundindo muito no mundo da eletrônica nos últimos anos. Em grande parte, devido ao sistema Android e a popularização dos smartphones. Mas não apenas por isso, também por sua maturidade e melhorias em sistemas embarcados como ARM, MIPS e PowerPC. Parece que os desenvolvedores do kernel estão dando mais atenção a sistemas embarcados e novos atributos visando esse segmento tem sido adicionados.
Hoje o Linux é usado em muitos dispositivos eletrônicos. Exemplos como TVs, roteadores e dispositivos de gerenciamento de rede, geladeiras, Smartphone, receptores de TV por satélite, em automação de carros e assim por diante. É provável que continue crescendo.
Em torno de 2013 várias novas placas com Linux apareceram no mercado, estas com preços atrativos. Antes disso era difícil comprar uma placa devido aos altos preços. Não que não existisse nenhuma placa com preço acessível, mas haviam poucas, como por exemplo a Friendly ARM.
Atualmente existem muitas opções e configurações de placas. Entre as mais baratas e com ótimo custo beneficio estão:
Elas são feitas por fabricantes independentes de diferentes partes do mundo. Das novas placas que tem emergido recentemente, a Beaglebone Black foi a que mais se difundiu rapidamente.
A escolha dependerá dos requerimentos do projeto e de seu orçamento disponível. As placas objetivo é educacional são geralmente mais baratas. Você pode comprá-las com menos de $100. As placas com maior número de periféricos e mais memória RAM são usualmente mais caras.