Disciplinas

 

1. Estrutura de Informação

Estruturas de dados para armazenamento do tipo listas, pilhas, filas e árvores. Estruturas para armazenamento do tipo árvore B e suas variações. Tabelas de espalhamento (hash). Pesquisa e ordenação em memória principal e secundária.

2. Fundamentos de Banco de Dados

Introdução ao sistema de gerenciamento de banco de dados. Arquitetura de banco de dados. Estrutura de banco de dados. Linguagem de descrição e manipulação. Modelos de dados. Normalização. Segurança de Banco de Dados: Auditoria de dados; criptografia; controle de acesso; procedimentos de backup e recuperação de dados. Descrição e exemplo da aplicação do modelo relacional.

3. Projeto e Administração de Banco de Dados

Metodologia para análise e projeto de banco de dados: sistemas de informação; levantamento de dados; modelagem e desenvolvimento de sistemas de banco de dados. Aspectos operacionais de sistemas de gerência de banco de dados: gerenciamento de transações; controle de concorrência; recuperação após falha e segurança. Projetos.

4. Banco de Dados Não Convencionais

Conceitos de orientação a objetos. Banco de dados orientados a objetos e objeto-relacional. Sistemas de banco de dados orientados a objetos e objeto-relacional. Aplicações não convencionais.

5. Banco de Dados Distribuído e Cliente/Servidor

Introdução a Distribuição. Conceituação. Banco de dados e Sistemas de gerência de banco de dados distribuídos. Arquitetura de banco de dados distribuído e Cliente/Servidor. Banco de dados Federados e Objeto-distribuído. Integração de Esquemas (visão) de banco de dados. Projeto de Banco de dados distribuído e Cliente/Servidor. Planejamento/migração de/para arquitetura cliente/servidor. Implementações e aplicações em banco de dados distribuído e cliente/servidor.

6. Banco de Dados na Internet

Bancos de Dados e sua integração com Internet, Intranet e com as modernas técnicas desenvolvimento de sistemas. Princípios de Bancos de Dados na Internet. Ferramentas para Internet e Intranet, Desenvolvimento de Bancos de Dados para Internet e Intranet. Considerações Finais (Velocidade e Segurança). Prática de Banco de dados para a Internet.

7. Sistemas de Informação

Fundamentos e classificação de sistemas de informação. Sistema de informação gerencial. Sistemas de apoio a decisão. Estratégia empresarial e sistemas de informação. Automação. Recuperação da informação e a estratégia de cruzamento de informações gerenciais. Processos de negócio e sistemas de informação. A área de sistemas de informação na organização. Java e banco de dados.

8. Certificação de Banco de Dados

Introdução a conceitos de padrões. Processo de Normalização Internacional. Processo de normalização no Brasil. Apresentação dos projetos de padronização internacional para gerência de dados e a Linguagem SQL.

9. Gestão de Dados em Grids Computacionais

Fundamentos de grids computacionais. Ferramentas e simuladores de grids computacionais. Aplicações e ambientes de grids.

10. Mineração de Dados

Descoberta de conhecimento de banco de dados.  Data Mining: conceito, processo, seleção de problemas, preparação de dados, modelagem, tarefas e técnicas. Aplicações de data mining.

11. Data Warehouse e OLAP

Conceitos fundamentais. Modelagem de Dados para Data Warehouse. Projeto de Data Warehouse. Servidores OLAP. Ferramentas de Data Warehousing.

12. Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Objetivos. Aplicações. Tecnologias envolvidas – gerência de documentos e gerência de imagens de documentos. Etapas do projeto de um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos – preparação, digitalização, pré-processamento, edição, controle de qualidade, indexação, reconhecimento e liberação. Tipos de scanners, vídeos, e mídias de armazenamento. Ciclo de vida do documento. Processamento de formulários. Metodologia para a implantação de gerenciamento eletrônico de documentos em ambiente de software livre.

13. Web Semântica

Integração de dados na internet: relações semânticas e metadados. Análise semântica dos dados. Uso da semântica dos dados: Linguagem de consulta estruturada, inferência e visualização.